Ponto Turísticos

Praias selvagens, dunas, coqueirais, nascentes e manguezais alguns intocados formam as belas paisagens que o turista encontra em Barroquinha, um reduto de belezas naturais preservadas. A pesca artesanal é a principal atividade econômica, influenciando na culinária local. Os principais pratos são moqueca de arraia e peixe camurupim, iguaria abundante na região.

Principais Pontos Turísticos:

Praia Nova

 

Praia reta, com mar agitado, dunas e coqueirais. Abriga uma vila de pescadores bem primitiva com casas de pau-a-pique e uma lagoa. Através de trilhas, chega-se às Lagoas dos Remédios e Salgada. Não possui infra-estrutura turística.

 

Praia de Curimã

Praia Selvagem, de acesso difícil, mar agitado e areia batida. Há rochas espalhadas pela praia. Abriga uma vila de pescadores e uma pequena lagoa. Seu acesso é feito por estrada de carroçal com distancia de 9 km de Bitupitá, de barco a partir de Camocim ou pela Praia de Bitupitá, quando a maré está baixa. Não possui infra-estrutura turística.

 

Praia de Bitupitá

Praia reta, com larga faixa de areia escura, ondas fortes, dunas brancas e coqueirais. Possui uma vila de pescadores e um farol. É a praia mais movimentada do Município, embora seja selvagem. Possui alguma infra-estrutura turística. É TAMBÉM NA PRAIA DE BITUPITÁ QUE ACONTECE UM DOS MELHORES CARNAVAIS DO ESTADO.

 

Praia de Barra dos Remédios

Praia situada no sangradouro da Lagoa dos Remédios, represada pelas dunas.

Pontal das Almas

Praia situada no extremo oeste do Estado, às margens das fozes dos Rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina, que formam um manguezal, é um trecho desabitado em que uma ponta de dunas se estende sobre as águas de uma baía. é rica em espécies flúvio-marinhas, sendo propícia à pesca de caranguejos.

Rio Timonha

Rio que nasce no Município de Chaval, possui o maior Manguezal do Ceará. Desemboca no Oceano Atlântico, no Pontal das Almas, junto com o Rio Ubatuba, formando a Ilha Grande.

Rio Ubatuba

Rio que nasce na Serra de Ubatuba, vem em direção Norte até receber o riacho Santa Rosa, passado a dividir o Piauí do Ceará, já com o nome de São João da Barra. Desemboca no Oceando, junto com o Rio Timonha, formando a Ilha Grande.

Rio Chapada, Rio Camelo e Rio Carapina.

Rios que desembocam no Pontal das Almas, formando também a Ilha Grande.

Igreja de Santa Adelaide

No tocante aos referenciais de apoio eclesiástico, tem-se como precedente uma capela, construída inicialmente, reformada e convertida depois em Igreja-Matriz.

Acesso à Informação

Serviços

Conheça nossos serviços

Notícias

Prefeitura

Convênio com o Governo do Estado do Ceará

O Prefeito Municipal assinou hoje 11/08 Convênio com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades Constitui objeto deste Convênio a Construção ...

Leia Mais

Educação

Secretaria Municipal da Educação(SME)

A Prefeitura Municipal de Barroquinha, através da Secretaria Municipal da Educação(SME), vem a público agradecer e parabenizar todos os profissionais da Educação do nosso município ...

Leia Mais

Infraestrutura

Coleta dos resíduos do Serviço de Saúde

A Prefeitura de Barroquinha, através da Secretaria de Saúde preocupada com o meio ambiente e a qualidade da saúde da população, vem realizando regularmente no ...

Leia Mais