45 dias iniciais de Gestão da Secretaria de Turismo, Desenvolvimentismo Rural e Pesca.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 0 Sem categoria

Imagem5Relatório dos 45 dias iniciais de Gestão da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Rural e Pesca.

A Prefeitura Municipal de Barroquinha, através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca, desenvolveram seguintes atividades nos primeiros 45 dias da Gestão atual de acordo com o plano de governo do Sr. Prefeito Ademar Pinto Veras.

Apresentamos a seguir algumas ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Barroquinha através da Secretaria.

Programa Água para Todos

Foi retomado os trabalhos do Programa Água para Todos, na localidade de Leitão/Venâncio (Investimento de R$ 379.331,02, beneficiando um total de 91 famílias), Pajeú, Sitio Feijão (Investimento no valor de R$ 224.931,85 beneficiando 45 famílias) e Lagoa Salgada/Auto Alegre (Investimento no valor de R$ 299.582,52 beneficiando um total de 66 famílias)., onde os serviços de responsabilidade da Empresa Líder Construções encontra-se concluídos através das instalações de bombas nos poços, e sistema de distribuição nas residências das localidades citadas. Para conclusão dos serviços restam apenas a ampliação na rede elétrica da localidade Pajeú e Lagoa Salgada, pois as mesmas não suportam a potência das bombas.

Programa Água para Todos – CISTERNAS

Na reunião realizada no dia 03/02/2017 junto com o comitê local do Programa Água Para Todos, cobramos da coordenadoria Estadual a distribuição de cisternas para as famílias que se encontram cadastradas (688 famílias)desde o ano de 2015. O resultado gerado foi a entrega de 140 cisternas para as famílias, onde já está sendo realizado a instalação do sistema de captação de água da chuva pela empresa responsável.

Programa Garantia Safra

Através da equipe da Secretaria com parceria da EMATERCE, na pessoa da Agente Rural, Engª Agrônoma: Maria da Conceição Sousa Santos, foram realizadas reuniões em todas as localidades do município para cadastramento dos agricultores aptos a participar do Programa Garantia Safra, onde houve a adesão de287 cadastros, sendo que apenas 256 agricultores efetuaram seus devidos pagamentos, garantindo desta forma, sua participação no programa.

Programa Hora de Plantar

Foram realizadas reuniões com a Ematerce para solicitação de informações sobre demanda e entrega das sementes no município para os agricultores cadastrados. Onde ficou certo da mesma ser distribuída no mês de fevereiro.

Monitoramento do Quadro Chuvoso

A coleta dos dados da chuva é enviada a FUNCEME através de um pluviômetro instalado na sede da Secretaria para monitoramento e avaliação do quadro chuvoso, onde no mês de janeiro a quantidade de chuva captada foi de 143,9 mm.

Suporte a Micro Empresa

A Sala do empreendedor funciona junto a Secretaria de Turismo Desenvolvimento Rural e Pesca. No mês de janeiro tivemos um total de (24 vinte e quatro) atendimento ao micro empreendedor. Sendo que, foram feitas, (9 nove) declarações anuais, e (15 quinze) foram atendimento referente a regularização do MEI. Nosso objetivo é que os trabalhos continuem a evoluir com qualidade e bom atendimento ao usuário do serviço.

Apoio ao Artesanato

A secretaria, em parceria com a EMATERCE realizou reuniões com artesãs do município para inscrição das mesmas para participação no curso de artesanato que será realizado por técnicos da CIEART. A previsão de realização do curso será no mês de março.

Levantamento do Pescado

A secretaria em parceria com o IBAMA e a Secretaria de Pesca, conseguiu reiniciar o       levantamento do pescado do Distrito Bitubita.

Programa Brasil Sem Miséria 2017

Em parceria com a EMATERCE, foram cadastradas 16 famílias para participação no, Programa Brasil Sem Miséria 2017 onde, já foram liberados a 1ª parcela no valor R$ 1.400,00 cada. São projetos produtivos: Avicultura, Horticultura, Ovinocultura, Caprinocultura e artesanato.

15970174_1486859171354595_271670956_n 15995497_1486859344687911_1925339859_n 15996028_1486878364686009_665091980_n

QUADRO TÉCNICO DA SECRETÁRIA NO MÊS DE JANEIRO DE 2017

JOÃO PAULO DE OLIVEIRA (SECRETARIO)

JOSÉ FERNANDE SOTERO (CORDENADOR DE TURISMO)

ROGÉRIO NOBREGA VERAS (AGENTE ADMINISTRATIVO

VICENTE PORTELA DE ARAUJO (AGENTE ADMINISTRATIVO)

LIDUINA PEREIRA DE SOUSA (RECPICIONISTA)

ANA MARCELINO FERREIRA (SERVIÇOS GERAIS)

MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA SANTOS (AGENTE RURAL – EMATERCE.